NUNO RAMOS



SEM TÍTULO
2009
Acrílico, espelho, pelúcia, tinta a óleo
90 x 200 cm (sem moldura)
Estimativa: R$ 50 / 60.000


Nuno Ramos parte da consciência da irredutibilidade dos materiais com que lida e destaca a sua ação como a de um aglutinador de materiais, graças as suas diferenças e não apesar delas. Nesse processo o que permanece ou o que é entregue à visibilidade é a potência da ação de juntar o que aparentemente não estava destinado a estar junto.
Esse processo é evidente na série denominada Desenhos, a qual pertence este trabalho. O que garante a possibilidade de juntar materiais que não se misturam, como pelúcia, tinta, espelho, acrílico ou latão, ente outros, é uma ação externa e estranha a eles. É a própria ação do artista que deixa de ser um elemento que desaparece ao longo do processo criativo para ser uma força a se manifestar e se presentificar no resultado da obra. Em outras palavras, não é a plasticidade inerente aos materiais que desencadeia uma poética visual – ele não está interessado na poética dos materiais. Mas é a ação/imaginação do artista, ao reunir o não-reunível, que explicita uma apreensão estética, que surpreende a tensão e a fragmentação do mundo em que vivemos e o paradoxo que subjaz a tudo. (Marcio Doctors)

Obra inédita


Biografia
Nasceu em 1960, em São Paulo, onde vive e trabalha. Formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo, em 1982. Desde 1983 tem exposto pelo Brasil e pelo mundo. Participou das Bienais de São Paulo de 1985 e 1989 e da Bienal de Veneza de 1995. Em 2002 realiza no Espaço de Instalações do Museu do Açude, Rio de Janeiro, uma instalação permanente intitulada Calado. Ganhou o Grand Award da Barnett Newman Foundation, pelo conjunto da obra, em 2006. Em 2008 participou do Projeto Respiração, da Fundação Eva Klabin, com a exposição Pergunte ao, um dos dez projetos selecionados pelo Edital Arte Patrimônio 2007 (IPHAN/Paço Imperial). Como escritor, publicou os livros “Cujo” e “O pão do corvo”. Como cineasta, produziu e dirigiu (em parceria com Eduardo Climashauska e Gustavo Moura) os curtas “Luz Negra”, “Casco” e “Iluminai os terreiros”. De suas últimas exposições individuais podem ser destacadas, em 2009, Mar Morto, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro; em 2008, fodasefoice, Galpão Fortes Vilaça, São Paulo, e individual no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília; em 2006, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; em 2004, Morte das Casas, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo; em 2000, MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museum of Contemporary Art San Diego, USA, e Para Goeldi: Segunda Versão, Casa Vermelha, Curitiba; em 1999, Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro; em 1995, Milky Way, Brooke Alexander Art Gallery, Nova York. Para 2010 está prevista exposição na Gallery 32, London, UK.
O artista participou também de inúmeras coletivas, destacando-se, entre as últimas, em 2009, Arte para Crianças, SESC Pompéia, São Paulo; em 2008, Geografías (in)visibles – Arte Contemporáneo Latinoamericano en la Colección Patricia Phelps de Cisneros, Centro León, Santiago, República Dominicana; em 2007, 80-90: Modernos, Pós Modernos, etc, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Encuentro entre dos Mares, Bienal de São Paulo – Valencia, Valencia, Espanha; em 2005, 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 29º Panorama de Arte Brasileira, MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo; em 2004 Novas aquisições 2003 - Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Invenção de Mundos, Coleção Marcantônio Vilaça, Museu Vale do Rio Doce, Vila Velha; em 2003, Marcantonio Vilaça - Passaporte Contemporâneo, MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; em 2002, Caminhos do Contemporâneo, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Ultrabaroque – Aspects of Post Latin American Art, Museu de Arte de Porto Rico; Chicago Cultural Center, Chicago, USA, Atarazanas, Valencia, Espanha; Forth Worth Museum of Modern Art, San Francisco, USA; Museum of Modern Art, Walker Art Center, Minneapolis, USA; em 2001, Políticas de la diferencia: Arte Iberoamericano fin de siglo, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museo Nacional de Belas Artes de Buenos Aires, Argentina; Museo Sofia Amber, Caracas, Venezuela, Museu de Arte Contemporâneo de México, Cidade do Mexico; em 2000, O Trabalho do Artista, Instituto Itaú Cultural, São Paulo; em 1999.
Link
Galeria Fortes Vilaça

Um comentário:

  1. émteresados em comprar dezenhos artistico espostos mo blog saturnoesferasdelilit me liquem 1199591090 paulo geovane

    ResponderExcluir