DÍPTICO MACIO
2009
Oxidação de aço e emulsão cúprica sobre lona
Oxidação de aço e emulsão cúprica sobre lona
80 x 60 cm
Estimativa: R$ 15 / 20.000
O trabalho Díptico Macio reúne através da técnica de oxidação de emulsões metálicas duas experiências diversas: a da oxidação de emulsão ferrosa e a da oxidação de emulsão cúprica. A emulsão ferrosa é uma técnica amplamente explorada na trajetória do artista podendo ser considerada uma das suas características plásticas mais marcantes; já a emulsão cúprica encontra-se no campo das suas novas experimentações. A pintura reúne essas duas experiências e faz parte de um conjunto de obras que investiga o resultado plástico do confronto das duas superfícies, iniciando uma pesquisa cromática nova.
Obra inédita
Biografia
José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na mesma cidade.
Participou da 25ª. Bienal de São Paulo; 29º. Panorama da Arte Brasileira – MAM SP; 5ª. Bienal do MERCOSUL em Porto Alegre, e das mostras “Caminhos do Contemporâneo” e “Os 90” ambas no Paço Imperial, Rio de Janeiro e realizou no Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin a intervenção Saudade.
Realizou exposições individuais e coletivas em importantes museus e instituições como Culturgest, Lisboa, Portugal; MEIAC de Badajós, Espanha; Instituto Valenciano de Arte Moderno, Valencia, Espanha; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Contemporânea, MAC de Curitiba; Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM BA, Salvador; Museo de Arte Contemporânea de Niterói, MAC, Niterói; Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Museu Vale do Rio Doce Vitória; Haus der Kilturen der Welt, Berlim, Alemanha; Ludwing Forum Fur Intl Kunst Aachen, Alemanha; Kunst Museum, Haeiden Hein, Alemanha; Centro Cultural São Paulo, CCSP, São Paulo; ASU Art Museum, Phoenix, USA; Patio Herreriano-Museo de Arte Contemporáneo Español, Valadolid, Espanha e MARCO Museo de Arte Contemporânea de Vigo, Espanha.
Realiza exposições regularmente nas galerias Lurixs Arte Contemporânea, Rio de Janeiro; Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal; Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte; Diana Lowenstein Fine Arts, Miami, USA; Galeria Marília Razuk, São Paulo; Bolsa de Arte de Porto Alegre; Galeria Xavier Fiol, Palma de Mallorca.
Sua obra tem sido objeto de ensaios de Luis Camillo Osório, Delfim Sardo, Agnaldo Farias, Paulo Sérgio Duarte, David Barro, Glória Ferreira, Marilyn Zeitlin, Fernando Cocchiarale, Paulo Reis, Maria de Fátima Lambert, Eugenio Espinoza, entre outros.
Possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - coleção Gilberto Chateaubriand; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Centre Pompidou, Paris; Es Baluard Museu d'Art Modern i Contemporani de Palma, Espanha; Museu de Arte Contemporânea de Niterói - coleção João Satamine; Instituto Itaú Cultural; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu de Arte Contemporânea do Pará; Museu de arte Contemporânea do Paraná; Culturgest-Lisboa, Portugal; FIL/AIP Feira de Lisboa, Portugal; ASU Art Museum, Phoenix, USA; MoLLA, USA; Ella Fontanal Cisneros, Miami, USA; Universidade Cândido Mendes, Brasil; Stitfung Brasilea, Suiça.
O trabalho Díptico Macio reúne através da técnica de oxidação de emulsões metálicas duas experiências diversas: a da oxidação de emulsão ferrosa e a da oxidação de emulsão cúprica. A emulsão ferrosa é uma técnica amplamente explorada na trajetória do artista podendo ser considerada uma das suas características plásticas mais marcantes; já a emulsão cúprica encontra-se no campo das suas novas experimentações. A pintura reúne essas duas experiências e faz parte de um conjunto de obras que investiga o resultado plástico do confronto das duas superfícies, iniciando uma pesquisa cromática nova.
Obra inédita
Biografia
José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na mesma cidade.
Participou da 25ª. Bienal de São Paulo; 29º. Panorama da Arte Brasileira – MAM SP; 5ª. Bienal do MERCOSUL em Porto Alegre, e das mostras “Caminhos do Contemporâneo” e “Os 90” ambas no Paço Imperial, Rio de Janeiro e realizou no Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin a intervenção Saudade.
Realizou exposições individuais e coletivas em importantes museus e instituições como Culturgest, Lisboa, Portugal; MEIAC de Badajós, Espanha; Instituto Valenciano de Arte Moderno, Valencia, Espanha; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Contemporânea, MAC de Curitiba; Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM BA, Salvador; Museo de Arte Contemporânea de Niterói, MAC, Niterói; Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Museu Vale do Rio Doce Vitória; Haus der Kilturen der Welt, Berlim, Alemanha; Ludwing Forum Fur Intl Kunst Aachen, Alemanha; Kunst Museum, Haeiden Hein, Alemanha; Centro Cultural São Paulo, CCSP, São Paulo; ASU Art Museum, Phoenix, USA; Patio Herreriano-Museo de Arte Contemporáneo Español, Valadolid, Espanha e MARCO Museo de Arte Contemporânea de Vigo, Espanha.
Realiza exposições regularmente nas galerias Lurixs Arte Contemporânea, Rio de Janeiro; Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal; Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte; Diana Lowenstein Fine Arts, Miami, USA; Galeria Marília Razuk, São Paulo; Bolsa de Arte de Porto Alegre; Galeria Xavier Fiol, Palma de Mallorca.
Sua obra tem sido objeto de ensaios de Luis Camillo Osório, Delfim Sardo, Agnaldo Farias, Paulo Sérgio Duarte, David Barro, Glória Ferreira, Marilyn Zeitlin, Fernando Cocchiarale, Paulo Reis, Maria de Fátima Lambert, Eugenio Espinoza, entre outros.
Possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - coleção Gilberto Chateaubriand; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Centre Pompidou, Paris; Es Baluard Museu d'Art Modern i Contemporani de Palma, Espanha; Museu de Arte Contemporânea de Niterói - coleção João Satamine; Instituto Itaú Cultural; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu de Arte Contemporânea do Pará; Museu de arte Contemporânea do Paraná; Culturgest-Lisboa, Portugal; FIL/AIP Feira de Lisboa, Portugal; ASU Art Museum, Phoenix, USA; MoLLA, USA; Ella Fontanal Cisneros, Miami, USA; Universidade Cândido Mendes, Brasil; Stitfung Brasilea, Suiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário