JOSÉ DAMASCENO



PROJETO OBJETO
2009
Colagem
45 x 61 x 5 cm
Estimativa: R$ 20 / 30.000


Os Projeto-Objetos são peças tridimensionais fixadas na parede, caixas-suportes que utilizam sempre como substrato o papel milimetrado. Em seus interiores se passam uma sucessão de acontecimentos diversos por meio de colagens, assemblages, recortes e notações de cor, em sua maioria regidos pela idéia de jogo. Simultaneamente se apresentam questões entre problemas de escala e sistemas de representação, de forma inusitada. Damasceno discute temas próprios ao pensamento escultórico, como as relações de oposição ou complementaridade entre as formas, volumes e texturas. A utilização do papel milimetrado, material que possui tanto características técnicas ligadas à geometria como à representação de um pensamento “projetual”, é associado a elementos improváveis, gerando desdobramentos e narrativas surpreendentes a cada obra. (fonte: exposição Complementar, 2009, Galpão Fortes Vilaça)
A série teve início na galeria Arthur Fidalgo, no Rio de Janeiro, na exposição de mesmo nome Projeto-objeto. Já foi exposta na galeria The Project em Nova York em 2007 , no pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza, 2007, na exposição Viagem à Lua, e integrou a exposição Complementar no galpão Fortes Vilaça, em 2009.


Biografia
José Damasceno (1968) vive e trabalha no Rio de Janeiro. Escultor, iniciou estudos de arquitetura na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. No começo da década de 1990, passou a dedicar-se decisivamente às artes plásticas. Recebeu o Prêmio Cidade, no 14º Salão de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo (1989) e o prêmio aquisição do 13º Salão Nacional de Artes Plásticas, na Funarte, em 1993. Nesse ano, realiza sua primeira exposição individual, Método para arranque e deslocamento, na Galeria Sérgio Porto, no Rio de Janeiro. Damasceno cria objetos e instalações em que explora os limites da escultura e sua relação com o espaço. Em 1995, participa da mostra Panorama da Arte Brasileira, no MAM, São Paulo. Desde então expõe regularmente no Brasil e no exterior tendo participado da 25ª Bienal de São Paulo 2002, Bienal do Mercosul 2003, L’esperienza dell’Arte na Bienal de Veneza 2005 e Viagemà Lua na representação brasileira da Bienal de Veneza 2007. Em 2004 inaugurou o Projeto Respiração na Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro com a exposição Cinematograma. Em 2008 realizou mostra individual Coordenadas y Apariciones no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia.
Link
Galeria Fortes Vilaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário